O Painel I “Marketing, tendências, oportunidades e armadilhas de um mercado em desenvolvimento”, do VIII Encad, foi liderado por membros da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ.
Na primeira palestra “O Administrador e a evolução do entendimento no comportamento do consumidor”, o Adm. José Augusto Godinho comandou as explicações, afirmando que o objetivo de sua apresentação era estabelecer uma análise crítica do estudo da Administração no comportamento do consumidor e uma reflexão na história desses profissionais.
Godinho ressaltou a mudança de foco do marketing, que hoje é inteiramente ligado aos interesses do consumidor. “Será que nós, na gestão dos nossos negócios, efetivamente colocamos em prática os conceitos de comportamento de consumidor para os resultados organizacionais?”, indagou.
Segundo ele, as grandes empresas precisam compreender como os clientes consomem seus produtos e serviços. “É necessário um diferencial competitivo. Temos que saber por que e de que maneira o consumidor se porta. Uma grande estratégia para o Administrador é entender e se preparar para o fato de que todo cliente é único e, por isso, trabalhamos para um mercado individualista”, ressaltou o palestrante.
A segunda palestra “Estratégias de marketing digital para empreendedores” foi ministrada pelo Adm. Alex Modesto. O palestrante narrou que vivemos um período de mudanças e que os empreendedores devem estar atentos a esse cenário. “O marketing precisa acompanhar todos os movimentos da sociedade”, afirmou.
De acordo com ele, o marketing digital cria e oportuniza várias maneiras de fazer negócio, estimulando a criação de estratégias que fornecem experiências diferenciadas aos consumidores.
Para sintetizar sua apresentação, o Adm. Alex Modesto ainda apresentou as tarefas do marketing digital aos convidados como atrair, relacionar e converter clientes; e alertou os Administradores a fazerem bom uso desta ferramenta. “É preciso saber usar a tecnologia a nosso favor, pois se usada em demasia, ao invés de atrair consumidores, ela irá repeli-los”, orientou.
Seguindo a tendência digital, o Adm. Aureliano Tavares ministrou “O marketing nas redes sociais e seus impactos no consumo”. O palestrante destacou que “as redes sociais têm potencial alavancador de vendas para todos os segmentos e que as empresas devem aproveitar essa condição para se aproximar dos consumidores e promover suas marcas”.
Outro aspecto destacado pelo Administrador foi a mudança de comportamento do consumidor, pois hoje, segundo ele, “o poder saiu das mãos das empresas e está com os usuários”.
O Adm. Aureliano Tavares apresentou também os maiores desafios enfrentados pelas organizações como definir estratégias e vislumbrar os possíveis benefícios dessas apostas. Por fim, o Administrador ainda acrescentou que as organizações devem estar atentas à sua imagem na rede porque “o processo de tomada de decisão dos clientes é inteiramente influenciado pelos comentários nas redes sociais”.
Para fechar as apresentações do primeiro painel, o Adm. Welton Carvalho trouxe “A necessidade na alavancagem do endoempreendedorismo: questão de sobrevivência”. Ele apresentou mudanças no panorama da condição social da população, ressaltando que a tendência é que classes mais baixas ascendam cada vez mais.
“Essas transformações sociais fazem com que empresas se reorganizem para atender pessoas pelas mudanças de necessidade de consumo e novas condições de mercado”, explicou.
O Administrador ainda afirmou que “o endoempreendedorismo é uma necessidade latente em todas as empresas do mercado e nós estamos vivendo uma situação em que o mundo está se transformando”, concluiu.